Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10785
Título: Valle-Inclán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações em diferentes regiões e o mesmo afã artístico
Autor(es): Pereira, Lucélia Alves
Palavras-chave: Teatro do Oprimido
Espelho (Poema)
Estética do Oprimido (Obra)
Literatura e Estética
Esperpêntica (Novela)
Data do documento: 17-Dez-2015
Resumo: O presente trabalho busca estudar a novela esperpêntica do autor Ramón María del Valle-Inclán Luces de Bohemia (1924), o Teatro do Oprimido (1973) e a Estética do Oprimido (2009) do dramaturgo Augusto Boal e o poema Espelho do poeta Raniel Quintans. São três os pilares básicos que fundamentam a presente monografia. Segue o primeiro: Em Luces de Bohemia surge uma nova visão da realidade sob uma perspectiva estética, provocada pela metáfora do espelho côncavo e do termo esperpento. A segunda base deste trabalho surge com o Teatro do Oprimido e sua Estética, apresentaremos a metodologia utilizada pelo dramaturgo na concretização de abordagens sobre questões sociais onde o autor cria a imagem de uma árvore (a que ele chama de Árvore do Teatro do Oprimido) com fundamentos primordiais para o desenvolvimento humano nas suas variadas esferas. O autor utiliza Jogos e algumas técnicas teatrais como: o Teatro Imagem, o Teatro Jornal, o Teatro Fórum, o Teatro Legislativo, o Teatro Invisível, as Ações Diretas e as técnicas terapêuticas do Arco- íris do Desejo. E por fim o terceiro fundamento que sustenta esta pesquisa: o poema Espelho do poeta Raniel Quintans, que retrata a experiência do eu em busca do conhecimento de si apresentando semelhanças com o dramaturgo Boal e com Valle-Inclán em sua obra esperpêntica, mesmo sendo de outra época. O espelho é este elo presente em todas as obras que apresentamos neste trabalho como elemento de denúncia. Os autores buscam a cada ação promover no indivíduo o enxergar-se, o conhecer-se. Assim, relacionamos estas três gerações em diferentes épocas com o mesmo afã artístico.
Descrição: PEREIRA, L. A. Vallen Incán, Augusto Boal e Raniel Quintans: três gerações em diferentes regiões e o mesmo afã artístico. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras /Espanhol)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10785
Aparece nas coleções:73 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lucélia Alves Pereira.pdfPDF - Lucélia Alves Pereira107.62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.