Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10800
Título: Pedagogia de projetos na EJA: análise da metodologia do ensino da matemática no Programa Mestre da Educação
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Macêdo, Eugêno Gomes de
Palavras-chave: Ensino da matemática
Ensino Médio e EJA
Programa Mestres da Educação
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O objetivo principal desse estudo é analisar os trabalhos desenvolvidos em turmas do Ensino Médio – EJA, na Escola Estadual de Ensino Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, na cidade de Sumé, através de projetos elaborados para o Programa Mestres da Educação, do Governo do Estado da Paraíba, como uma ferramenta auxiliar na prática do ensino de matemática, que visa resgatar a atenção de grande parte desses alunos, agindo assim, como um facilitador da aprendizagem. O questionamento principal foi: qual o potencial pedagógico dos projetos Escolares para o desenvolvimento das práticas do ensino de matemática na EJA? Para responder este questionamento utilizei como referência as reflexões oriundas do planejamento, execução e avaliação dos projetos, baseado em referenciais ligados as pesquisas em Educação Matemática e a Pedagogia de Projetos. Através de uma abordagem qualitativa, nos moldes da pesquisa documental, fizemos uma análise de duas situações em projetos de educação para o Programa Mestres da Educação. Os resultados alcançados nos mostram que o ensino da matemática se torna mais abrangente e participativo quando utilizamos novas metodologias que facilitem alcançar o conhecimento matemático de cada aluno.
Descrição: MACÊDO, E. G. Pedagogia de projetos na EJA: análise da metodologia do ensino da matemática no Programa Mestre da Educação. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10800
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eugêno Gomes de Macêdo.pdfPDF - Eugêno Gomes de Macêdo72.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.