Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10801
Título: As relações comerciais sino-brasileiras: assimetrias qualitativas e desequilíbrios
Autor(es): Primeiro Netto, Onildo Veloso
Palavras-chave: Comércio exterior
Comércio entre Brasil e China
Commodities
Data do documento: 23-Mai-2016
Resumo: O presente trabalho, intitulado – “As Relações Comerciais Sino-Brasileiras: assimetrias qualitativas e desequilíbrios” – tem como objetivo geral analisar as relações comerciais sinobrasileiras no século XXI. A partir de dados primários de comércio exterior, realizou-se uma análise que transcende o aspecto meramente quantitativo das relações comerciais sinobrasileiras e adentra em suas características qualitativas. Retrata-se, assim, um quadro preocupante: ainda que os saldos sejam favoráveis à balança comercial brasileira, as relações mercantis com a China têm se realizado sob uma constante deterioração dos termos de troca em um cenário qualitativamente desfavorável ao Brasil. O apetite chinês por commodities é apresentado como motor deste processo. Evidencia-se, também, que a aproximação comercial com a China tem se manifestado sob a forma de desequilíbrios federativos, onde as unidades que produzem commodities vêm experimentado seguidos superávits ao passo que os estados que não as detém sofrem repetidos déficits em suas balanças comerciais. Aborda-se, em um último capítulo, as implicações de um eventual reconhecimento do status de economia de mercado para China em dezembro de 2016. Conclui-se com um alerta sobre os riscos de perda dinamismo e de vulnerabilidade econômica advindos da especialização primária e recomendase que a ciência das assimetrias qualitativas e desequilíbrios federativos permeiem o planejamento da política comercial do país.
Descrição: PRIMEIRO NETTO, O. V. As relações comerciais sino-brasileiras: assimetrias qualitativas e desequilíbrios. 2016. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10801
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Onildo Veloso Primeiro Netto.pdfOnildo Veloso Primeiro Netto1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.