Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10806
Título: O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica
Autor(es): Silva, Laise Gonçalves de Lima
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem da língua portuguesa
Gênero reportagem
Livro didático
Data do documento: 21-Jun-2016
Resumo: Nas últimas décadas, o livro didático vem ganhando um grande espaço nas salas de aula brasileiras, atuando em alguns casos como o único material que auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, é indispensável que pesquisas sejam realizadas sobre esses materiais no intuito de verificar os seus aspectos positivos e negativos. Diante disso, o presente trabalho busca responder à seguinte questão: A abordagem da reportagem como objeto de ensino aprendizagem feita pelos livros didáticos do ensino médio tem um nível maior de complexidade que a abordagem realizada pelos livros dos anos finais do ensino fundamental? Para compor nosso corpus, selecionamos livros didáticos – dois de uma coleção do ensino fundamental e um livro de uma coleção destinada ao ensino médio – que se encontram em uso em escolas de educação básica da cidade de Monteiro (PB) e que dedicam capítulos ao ensino do gênero midiático reportagem. Os referenciais teóricos incluem estudos sobre a caracterização do gênero reportagem (BAHIA, 1990; LAGE, 2006), sobre o conceito de projeto didático autoral (ROJO, 2005; BUNZEN, 2014) e sobre o conceito de capacidades de linguagem (BRONCKART, 2012; SCHNEUWLY & DOLZ, 2004). A análise indica que as atividades voltadas para o ensino-aprendizagem contribuem para o desenvolvimento das capacidades de linguagem (de ação, discursivas e linguístico-discursivas) dos aprendizes em relação ao gênero reportagem. A abordagem feita pelos livros do ensino médio não tem um nível de complexidade muito maior que a realizada pelos materiais destinados ao ensino fundamental. A análise mostra que os projetos didáticos do ensino fundamental são distintos do proposto pelos manuais do ensino médio, embora as características do objeto focalizadas por ambos sejam muito similares.
Descrição: SILVA, L. G. L. O gênero reportagem em livros didáticos de português da Educação Básica. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Letras Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10806
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lais Gonçalves de Lima Silva.pdfPDF - Laise Gonçalves de Lima Silva100.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.