Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10816
Título: A educação e processos de socialização entre jovens surdos e mudos do município de Sumé-PB
Autor(es): Bernardo, Maria José da Silva
Palavras-chave: Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição
Jovens surdos e mudos
LIBRAS
Inclusão social
Data do documento: 6-Mai-2014
Resumo: Este trabalho investiga a educação e o processo de socialização entre alunos surdos da Escola Bilíngue Nossa Senhora da Conceição, localizada na cidade de Sumé - PB. Ainda demonstra a importância da educação especializada na vida pessoal e profissional dos alunos, bem como se busca compreender significados e desafios da educação na vida dos alunos surdos. A pesquisa se realiza conforme a abordagem qualitativa, utilizando a observação de campo. A coleta de dados se deu com um questionário por questões abertas, aplicado aos sujeitos investigados. Tomou-se como ponto de discussão para a análise da formação educacional dos jovens surdos desta escola os seguintes temas: escola, futuro, trabalho, imagem pessoal entre outros. Nesse sentido, observou-se que a escola lhes dá certa visibilidade social, entretanto, ainda permanece a marca da discriminação e estigmatização dos alunos surdos. A escola é o primeiro passo para todos os alunos no desenvolvimento cognitivo a partir da aquisição da língua brasileira de sinais (LIBRAS). Portanto, apesar de toda precariedade na educação de alunos surdos o espaço educacional bilíngue resgatou e construiu nos surdos sumeenses a própria identidade, a própria cultura que eles nunca tiveram dentro da comunidade ouvinte, pois sabemos que um surdo dentro de uma sala de aula sem conseguir se comunicar com colegas e professores não faz parte dessa comunidade.
Descrição: BERNARDO, M. J. S. A educação e processos de socialização entre jovens surdos e mudos do município de Sumé-PB. 2014. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras / Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10816
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José da Silva Bernardo.pdfPDF - Maria José da Silva Bernardo87.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.