Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10849
Título: Análise das propriedades mecânicas de argamassas com adição de vidro triturado
Autor(es): Sousa, Thamyres de Medeiros
Palavras-chave: Argamassas
Resíduo de vidro
Resistência a compressão
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Argamassa são materiais de construção, com propriedades de aderência e endurecimento, obtidos a partir da mistura homogênea de um ou mais tipos de aglomerantes, agregado miúdo e água, podendo conter ainda aditivos e adições minerais. Os resíduos de vidros são materiais que são depositados incorretamente em lixões, terrenos abandonados, etc. Esses resíduos são materiais ricos em sílica (SiO2), cerca de 70% de sua composição, que possuem elevada atividade pozolânica, podendo assim substituir parte do agregado miúdo na formulação das argamassas. O objetivo do trabalho foi desenvolver formulações de argamassas com adição de vidro triturado, utilizando como ferramenta uma matriz de planejamento experimental do tipo 22+3 repetições no ponto central. A metodologia consistiu em triturar manualmente todo o vidro adquirido na cidade de Patos-PB, em seguida o mesmo foi caracterizado através de análise granulométrica, assim como a areia utilizada na formulação, seguindo a norma 7211/2009, ambos os procedimentos foram realizados no laboratório de materiais e geotecnia situado no campus VIII da Universidade Estadual da Paraíba. Em seguida foram moldados corpos-de-prova padrão sem adição de vidro no laboratório de controle tecnológico do Patos Shopping, seguindo a NBR 7215/2009, que cita um traço de 1:3 e uma relação a/c de 0,48. Após a moldagem dos corpos de prova padrão foi formulado um planejamento experimental do tipo 22, variando os percentuais de vidro entre 25% e 50% e o tempo e cura variando entre 3 e 21 dias. Assim foram moldados os corpos de prova com adição do vidro triturado e mantendo-os em cura úmida de acordo com os tempos de cura determinados. Depois de passado o tempo de cura, os mesmos foram rompidos em uma prensa hidráulica para avaliar a influência das variáveis independentes percentual de vidro e tempo de cura na variável dependente resistência à compressão. Os resultados da classificação granulométrica da areia e do vidro triturado caracterizaram ambos os materiais como agregado de granulometria grossa, devido ao modulo de finura ser maior que 3,30. O planejamento mostrou que o modelo de regressão não foi estatisticamente significativo, no entanto, através do diagrama de Pareto, foi possível verificar que a variável de maior influência no processo foi o percentual de vidro. A resistência a compressão atingiu valor de 18,23 ± 1,72 MPa, para os corpos-de-prova com teor de 37,5% de vidro e na idade de cura de 12 dias. Sendo assim os resíduos de vidros podem ser aplicados em formulação de argamassa pois apresentaram ação benéfica no aspecto da resistência à compressão, e sua implantação no processo da construção civil traz vantagem ao meio ambiente.
Descrição: SOUSA, Thamyres de Medeiros. Análise das propriedades mecânicas de argamassas com adição de vidro triturado. 2016. 41p. Trabalho de conclusão de curso ( Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10849
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Thamyres de Medeiros Sousa.pdf1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.