Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10909
Título: Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Barbosa, Thiare Soares
Palavras-chave: Matemática
Ensino de Matemática
Currículo do curso de Matemática
Data do documento: 3-Dez-2015
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar algumas literaturas existentes e a ocorrência de uma padronização do currículo da matemática escolar e a importância do ensino multicultural da matemática. Esse artigo inicia-se com uma análise do currículo escolar e a formação do professor e os efeitos da padronização no ensino-aprendizagem em Matemática. A pesquisa teve como abordagem uma pesquisa bibliográfica e exploratória a partir de técnicas de análise de conteúdo, afim de observar, se as políticas curriculares têm se caracterizado como programas de governo, com início e fim determinados pela duração de mandatos. Nesse processo temos uma falta de tempo para implantar e consolidar no espaço de um governo, provocando uma descontinuidade administrativa e pedagógica dessas medidas. Neste sentido, é que se entende a necessidade do diálogo entre professores/administradores e professores/alunos para compreendermos como o currículo escolar está sendo concebido e praticado no ambiente escolar. Muitos conteúdos que hoje fazem parte do currículo escolar da matemática não fornecem as habilidades e competências necessárias para os alunos. Isso significa que a padronização do ensino em detrimento das diversidades culturais, produzem consequências diretas para a qualidade do ensino, por isso, essa reflexão precisa de todos os envolvidos no processo educacional. O campo etnomatemático não tem o objetivo de criar uma nova maneira de dar aula, ao contrário, ela busca evidenciar as falhas que elas trazem, e contribuir para a evolução de sua prática de ensino.
Descrição: BARBOSA, T. S. Padronização e transformações curriculares no ensino da Matemática: uma revisão bibliográfica. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10909
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiare Soares Barbosa.pdf3.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.