Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10912
Título: Sabão Biodegradável: uma maneira simples de reutilização do óleo de cozinha usado
Autor(es): Oliveira, Daniel Ângelo Batista
Palavras-chave: Sabão biodegradável
Impactos da natureza
Química Ambiental
Data do documento: 31-Mai-2016
Resumo: É notório que em nossa sociedade, com os avanços científicos e tecnológicos têm se instaurado de forma crescente. Torna-se então, de grande importância que conheçamos os avanços para o nosso cotidiano.Percebendo a necessidade de busca de valores de mercado e até mesmo de consumo, partiu-se a influência de pesquisa sobre o tema. Neste trabalho será observado como se utilizar óleo de cozinha usado e transformar em sabão biodegradável de forma simples e segura. Assim demonstrando a constituição do sabão, ambos diferentes tanto no aspecto físico quanto na diferença de cheiro e na sua fabricação. E principalmente entender como agem os sabões comuns e os biodegradáveis. Como no mercado nacional não se encontra produtos chamados verdes é de suma importância lembrar e mostrar aos moradores mais simples (classe media baixa) que existem produtos que podem ser feitos em casa e que não agride o meio Ambiente. Mostrando que é possível fazer um produto de qualidade e baixo custo e que causa pequenos impactos na natureza. Buscando a construção do saber e partindo a realidade, se envolvendo numa aprendizagem pessoal, consciente e ativa. Sendo assim fora feito uma pesquisa de campo de caráter exploratório, para saber o nível de conhecimento de cada morador a respeito do produto. Essas pesquisas foram feitas em bairros aleatórios da cidade de Teixeira-PB, onde os moradores deram sua opinião sobre o produto e responderam questionários a cerca do tema: Sabão biodegradável uma maneira simples de reutilização do óleo de cozinha usado. Eles responderam e questionaram o produto, dando sugestões e analisando o sabão feito, analisaram a textura, cheiro, formato, cor, métodos usados na fabricação, ainda usaram o produto em seus afazeres domésticos. Quando houve o levantamento do tema eles ainda escutaram uma explanação oral sobre o tema; tipo uma miniaula de campo com os moradores. Eles acharam interessante e avaliaram o produto dando notas que variaram de 0 (zero) a 10 (dez).Com isso fazendo uma boa ação nos bairros e mudando as cabeças dos moradores, que antes jogavam o óleo na pia, e que agora guardam em casa para fazer o sabão verde (o sabão biodegradável).
Descrição: OLIVEIRA, D. A. B. Sabão Biodegradável: uma maneira simples de reutilização do óleo de cozinha usado. 2016. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10912
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel Ângelo Batista Oliveira.pdf14.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.