Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10913
Título: Inserção do Jogo das Ligações como uma ferramenta de inovação para facilitar o ensino de Química
Autor(es): Figueiredo, Daniela Dantas de
Palavras-chave: Ensino de Química
Ludicidade
Ensino Médio
Data do documento: 30-Mai-2016
Resumo: O ensino de Química vem sendo um ponto cada vez mais a ser discutido, isso porque os alunos a cada dia ver a disciplina como um “monstro”, devido a fórmulas, cálculos e muitos conceitos a serem lembrados. Foi pensando nesse ponto de vista dos alunos que foi elaborado este trabalho, onde traz como temática a inserção dos jogos didáticos pedagógicos no ensino médio como uma ferramenta de inovação para facilitar o ensino de Química. A desmotivação dos alunos invade o ambiente escolar no decorrer dos anos. Para detectar a causa dessa desmotivação, a pesquisa investigou e procurou saber se poderia ser a metodologia aplicada à disciplina em sala de aula. O trabalho tem como objetivo principal utilizar o lúdico para diminuir às dificuldades encontradas nas aulas de Química e assim, contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Todo processo foi estudado e observado através de um levantamento bibliográfico, pesquisa quanti-qualitativa, pesquisa-ação e de campo; e para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos dois questionários (pré e pós), observação da aplicação de jogos aos sujeitos da pesquisa. A metodologia aplicada em sala de aula de forma lúdica foi analisada e pesquisada e, diante desses fatores foi elaborado um jogo denominado ‘Ligações Químicas’, que tem por finalidade estudar a formação de íons e de moléculas. Esse jogo foi aplicado no 1º ano do ensino médio na E.E.E.E.F.M. Olavo Bilac na cidade de São José do Sabugi - PB. Como resultado tem-se que o jogo ‘Ligações Químicas’ foi muito bem avaliado pelos sujeitos da pesquisa por auxiliar na compreensão do conteúdo abordado e na interação com os alunos da turma, bem como, a aula se tornou mais atrativa e dinâmica, por apresentar uma metodologia melhor, aumentando assim, o interesse em estudar o assunto envolvido no jogo sendo, portanto, de mais fácil compreensão. E segundo os alunos é “uma boa ideia para facilitar a aprendizagem” e “com os jogos vai ser mais fácil e divertido de aprender”.
Descrição: FIGUEIREDO, D. D. Inserção do Jogo das Ligações como uma ferramenta de inovação para facilitar o ensino de Química. 2016. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10913
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniela Dantas de Figueiredo.pdf10.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.