Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10920
Título: Uma avaliação do uso das TICs como ferramenta didática no ensino de ciências
Autor(es): Lima, Izaias de Sousa
Palavras-chave: Ensino
Tecnologias
Comunicação
Informação
TIC
Data do documento: 6-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar a importância da utilização das novas tecnologias no ambiente escolar, voltada para o ensino de ciências, de forma inovadora e significativa. Verificamos que as novas tecnologias tem contribuído para mudanças nos modos da prática de ensino, agregando valores e ampliando os horizontes da aprendizagem, sendo relevante no processo educacional. Compete, portanto, aos professores estarem cotidianamente mais familiarizados com novas abordagens, integrando conteúdos e interagindo com os educandos, dinamizando os mecanismos de busca e assimilação das informações para a construção do conhecimento científico; para tanto, é preciso existir uma abertura para o desenvolvimento de novas habilidades e competências, mediando saberes. Dessa forma, o objetivo do estudo consiste em avaliar a importância dada pelos professores de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no cotidiano de suas práticas. Para tanto, trata-se de um estudo observacional, transversal, quantiqualitativo, com análise estatística e procedimento comparativo e descritivo. A técnica usada foi a observação direta extensiva. A população estudada constituiu-se de 2 professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo. Os dados foram coletados através de questionário semi-estruturado. Os dados quantitativos foram tabulados com o auxílio do Software SPSS Statistic for Windows – versão 2013 e analisados com o auxílio da estatística descritiva, enquanto os dados qualitativos foram analisados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Diante disso, o estudo permitiu concluir que o uso das TICs possibilita a criação de um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, um ambiente propício ao compartilhamento de novos saberes, afirmando a figura do professor como o agente que educa e o aluno como aquele que é transformado através do diálogo instituído através dos vínculos construídos entre eles. Para tanto, o professor precisa estar constantemente familiarizado e conectado com esse ambiente digital.
Descrição: LIMA, Izaias de Sousa. Uma avaliação do uso das TICs como ferramenta didática no ensino de ciências. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10920
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - IZAIAS DE SOUSA LIMA.pdf593.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.