Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10993
Título: Análise da crise no sistema penitenciário e seus reflexos na reincidência criminal
Autor(es): Dutra, Karine Mabel Silva
Palavras-chave: Sistema prisional
Reincidência criminal
Direito Penal
Data do documento: 27-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a crise no sistema penitenciário, estabelecendo como questão central a contribuição das condições carcerárias na recuperação do apenado e a efetividade da pena privativa de liberdade. A partir do exame das teorias acerca da finalidade da pena e da legislação penal pátria, o estudo discutirá brevemente o descaso no procedimento de reinserção do egresso e os históricos problemas sociais brasileiros que contribuem para o registro anual de índices alarmantes em reincidência criminal. Utilizando como metodologia a revisão de bibliográfica bem como artigos científicos publicados na internet e dados coletados junto a órgãos responsáveis por políticas de desenvolvimento, tece algumas considerações acerca da caótica estrutura carcerária atual e do colapso do modelo de pena privativa de liberdade, chegando a conclusão que o problema carcerário decorre da introvertida política do Estado brasileiro para com a questão penitenciária e constatando-se a necessidade da aplicação de recursos além daqueles voltados à construção de novos presídios, evidenciando os anseios da justiça restaurativa, a emergente necessidade de efetividade do Princípio da Dignidade Humana e dos Direitos Humanos bem como da aplicação de um Direito Penal Mínimo, levando em consideração que, em determinado momento, aquele indivíduo aprisionado retornará ao convívio social.
Descrição: DUTRA, Karine Mabel Silva. Análise da crise no sistema penitenciário e seus reflexos na reincidência criminal. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10993
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Karine Mabel Silva Dutra.pdfKarine Mabel Silva Dutra436.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.