Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10996
Título: A necessidade de consentimento do acusado para a produção de provas invasivas
Autor(es): Ferreira, Diego José Nunes
Palavras-chave: Direito penal
Produção de provas
Data do documento: 18-Jun-2013
Resumo: O presente estudo visa examinar a necessidade e importância do consentimento do indivíduo acusado de cometimento de algum delito para a produção de provas que exigem intervenções corporais invasivas, considerando o conflito entre os princípios da Busca da Verdade Real e do Nemo Tenetur se Detegere, à luz da Constituição Federal e dos diversos dispositivos normativos infraconstitucionais que tratam do tema. A investigação busca definir o conceito de provas invasivas, enfrentar a divergência consistente em saber se o acusado pode ser ou não obrigado judicialmente a colaborar com a produção de tais provas e verificar qual o posicionamento doutrinário e jurisprudencial a respeito do tema. Pois, embora as intervenções corporais tenham desempenhado importante papel na solução de delitos, o ordenamento brasileiro exige, como regra geral, o consentimento do acusado, visto que prevalece a dignidade humana. A metodologia da pesquisa pretende ser bibliográfica, sendo a bibliografia referente ao tema pesquisada nos seguintes meios: livros, revistas científicas, revistas informativas, jornais impressos, repositórios de jurisprudência, entre outros.
Descrição: FERREIRA, Diego José Nunes. A necessidade de consentimento do acusado para a produção de provas invasivas. 2013. 32f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processual Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10996
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego José Nunes Ferreira.pdfDiego José Nunes Ferreira588.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.