Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10997
Título: A inserção do adolescente no mercado de trabalho: trabalhos lícitos e trabalhos proibidos
Autor(es): Lima, Mariane Dantas
Palavras-chave: Adolescente
Trabalho lícito
Aprendizagem
Data do documento: 14-Fev-2014
Resumo: Toda a história mundial mostra o sofrimento que passaram as crianças e adolescentes sendo explorados para o trabalho e, no Brasil não foi diferente. Diante disso o presente artigo tem como objetivo, o estudo das possibilidades de inserção do adolescente no mercado de trabalho, de acordo com as normas brasileiras, apontando também limites trazidos pela nossa legislação quanto aos trabalhos que são considerados proibidos para essa pessoa em condição peculiar de desenvolvimento. A Constituição Federal de 1988, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e o Adolescente impõem limites para que tais seres entrem no mercado de trabalho, não permitindo a sua inserção em locais perigosos, insalubres, com dispêndios penosos e no período noturno. E essa mesma legislação dispõe sobre as formas de trabalhos lícitos para o adolescente, disciplinando que o trabalho deve ser conciliado com aprendizagem.
Descrição: LIMA, Mariane Dantas. A inserção do adolescente no mercado de trabalho: trabalhos lícitos e trabalhos proibidos. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/10997
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariane Dantas Lima.pdfMariane Dantas Lima752.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.