Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11000
Título: Valoração do dano moral na justiça do trabalho
Autor(es): Santos, Hotenis Costa
Palavras-chave: Dano moral
Responsabilidade civil
Justiça do trabalho
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: A presente pesquisa será doutrinária e jurisprudencial referente à valoração do dano moral na justiça do trabalho. Tema este de acentuada importância nos tribunais do trabalho por sua frequente ocorrência e o caráter de subjetividade de suas decisões tem sido discutido por sua abrangência atualmente. Estudos feitos por doutrinadores e juristas comprovaram que o dano moral pode ocorrer também no âmbito social e familiar, contudo a pesquisa visa tratar da incidência deste fenômeno nas relações trabalhistas, abordando um estudo de causas e consequências como uma forma de reparação devida às vítimas. Procuramos verificar as possibilidades do dano moral na relação de subordinação do empregado, na relação irregular de trabalho e na própria relação de emprego, como também nas hipóteses de extinção do contrato de trabalho e na apreciação das provas cabíveis. Encontrando no processo atributivo de valor do dano moral o fim da argumentação. Esta pesquisa tem como objetivo principal demonstrar, através dos fundamentos jurídicos que os trabalhadores submetidos e expostos a qualquer situação que caracterize o dano moral laboral é fato ilícito, demostrando que por meio da responsabilização do agressor podem buscar a reparação por danos morais. Por fim em conclusão a pretensão de comprovar na doutrina e jurisprudência na sociedade hodierna cabendo, por diversas vezes, ao próprio magistrado a função de indicar uma aplicação dos dispositivos responsáveis, sendo esta uma atribuição da lei, que, ausente, no sentido do real valor da prestação jurisdicional, torna a valoração do dano moral subjetiva.
Descrição: SANTOS, Hotenis Costa. Valoração do dano moral na justiça do trabalho. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11000
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hotenis Costa Santos.pdfHotenis Costa Santos663.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.