Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11003
Título: Etiologia da violência urbana à luz da Teoria do Desejo Mimético de René Girard
Autor(es): Mendes, Danilo Moreira
Palavras-chave: Violência Urbana
Criminologia
René Girard
Data do documento: 1-Dez-2010
Resumo: O objetivo do presente artigo é compreender o fenômeno da violência urbana a partir das conclusões do antropólogo francês René Girard a respeito da estruturação do que ele chamou de Teoria do Desejo Mimético. Dos desdobramentos do impulso provocado pelo desejo mimético, percebe-se não somente o advento da rivalidade e da violência entre os indivíduos que compartilham os mesmo espaços, mas também a gênese dos mecanismos de contenção desse conflito que se sofisticaram ao longo da história, compreendendo desde os rituais sacrificiais das religiões primitivas ao atual modelo de persecução criminal. O método de abordagem utilizado na pesquisa é o qualitativo, adotando-se para a solução do problema proposto o levantamento e a pesquisa bibliográfica. Dessa forma, por raciocínio dedutivo, chegamos às implicações da referida teoria no fenômeno delitivo, que são interpretadas de forma crítica. Na investigação desse problema, buscaremos identificar a concepções de criminologistas e historiadores que coadunem a referida teoria para verificar sua compatibilidade.
Descrição: MENDES, Danilo Moreira. Etiologia da violência urbana à luz da Teoria do Desejo Mimético de René Girard. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11003
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Danilo Moreira Mendes.pdfDanilo Moreira Mendes286 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.