Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11012
Título: A nacionalidade dos filhos de brasileiros nascidos no estrangeiro: aspectos jurídicos e evolução legislativa no Brasil
Autor(es): Moreno, Ricardo Menezes
Palavras-chave: Nacionalidade
Nacionalidade Originária
Evolução Legislativa
Data do documento: 2-Dez-2011
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso trata da nacionalidade, considerada como o vínculo jurídico-político que liga o indivíduo ao Estado. O objetivo geral do artigo foi analisar a legislação brasileira referente à nacionalidade, espécies, modos de aquisição e mais especificamente dos nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou mãe brasileira, partindo-se da seguinte problemática: como se dá a aquisição da nacionalidade originária por parte destes indivíduos. Também, verificou-se a evolução legislativa referente à aquisição da nacionalidade brasileira dos nascidos no estrangeiro de pais brasileiros. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica doutrinária, na qual foram examinados os textos constitucionais de 1967, 1969 e 1988, inclusive as posteriores emendas constitucionais. Os resultados foram analisados a partir de uma abordagem analítica, desta forma constatou-se, de maneira geral, a preocupação do legislador brasileiro em flexibilizar a norma constitucional concernente ao tema. Percebeu-se, também, um avanço legislativo através da redação atual do texto constitucional que trata da matéria. No entanto, observou-se que na esfera administrativa os preceitos constitucionais atuais não são interpretados de forma correta pelos funcionários públicos, no momento em que os indivíduos, acima enquadrados, necessitam exercer seus direitos de nacionais.
Descrição: MORENO, Ricardo Menezes. A nacionalidade dos filhos de brasileiros nascidos no estrangeiro: aspectos jurídicos e evolução legislativa no Brasil. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11012
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Menezes Moreno.pdfRicardo Menezes Moreno456.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.