Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11019
Título: Juventude e criminalidade sob a perspectiva da Escola de Chicago
Autor(es): Pereira, Mariana Cavalcanti
Palavras-chave: Direito Penal
Ecologia Humana
Juventude
Crime
Data do documento: 14-Fev-2014
Resumo: A partir das crescentes referências relacionadas com a juventude e criminalidade, este trabalho objetiva realizar uma análise desta dupla relação, utilizando-se, para tanto, das contribuições advindas da Escola de Chicago, tendo a Ecologia Humana como sua mais importante teoria, onde irá estabelecer a cidade como seu principal laboratório,mais especificamente, nas comunidades que habitam áreas urbanas degradadas, verificando os fatores potencializadores de diversos problemas sociais, sobretudo, da criminalidade e da violência. Nesse contexto, deu-se uma especial atenção aos fenômenos sociais envolvendo os jovens, buscando-se compreender os elementos que envolvem essa faixa etária e concorrem para seu ingresso no crime. Além do mais, no decorrer deste estudo, verificou-se a necessidade de uma mudança de paradigmas no tratamento dos jovens em conflito com a lei, pensando-se, especialmente, em uma política de prevenção e abandonando o modelo clássico de repressão. De maneira que a justificativa do desenvolvimento desta pesquisa é no sentido de apresentar as principais referências dos conceitos e teorias que compõem o estudo realizado pela Escola de Chicago como um parâmetro para consequentes reflexões sobre a necessidade de integração entre as diferentes áreas do saber, com posteriores aplicações no âmbito das cidades brasileiras, para que então seja possível conhecermos de fato os problemas que assolam nossa realidade, principalmente para o auxílio das Ciências Jurídicasque jamais devem permanecer na inércia, necessitando sempre de constantes adaptações à sociedade contemporânea. Para tanto, usamos do procedimento analítico-descritivo, tendo sido realizado um levantamento bibliográfico nas literaturas nacional e internacional que dizem respeito à matéria.
Descrição: PEREIRA, Mariana Cavalcanti. Juventude e criminalidade sob a perspectiva da escola de Chicago. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11019
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Cavalcanti Pereira.pdf720.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.