Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11033
Título: O uso da robótica educacional na Matemática: Análise de erros por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Cavalcante, Thayrine Farias
Palavras-chave: Robótica educacional
Análise de erros
Educação Matemática
Recursos didáticos
Data do documento: 17-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho, de caráter qualitativo, é fruto do projeto em rede OBEDUC/CAPES entre as Instituições de ensino superior UFMS/UEPB/UFAL, sendo nossa pesquisa realizada no Núcleo UEPB, Equipe Robótica. A pesquisa de campo foi dividida em três etapas, sendo realizada em quatro dias. A Etapa 1 tinha como propósito identificar os conhecimentos prévios dos alunos acerca da Matemática. A Etapa 2 versou sobre a ambientação e aplicação da proposta didática desenvolvida pela Equipe Robótica. A Etapa 3 versou sobre a aplicação de um Questionário Final, objetivando identificar as possíveis mudanças nos conhecimentos dos alunos. A proposta didática elaborada pela Equipe Robótica foi dividida em Partes I e II. As mesmas abordavam Geometria e Raciocínio Proporcional, respectivamente. A Parte I continha apenas uma atividade (Atividade 1), e a Parte II dividida em três atividades (Atividade 1, 2 e 3). Em nossa pesquisa discutimos o uso da Robótica Educacional (RE) como uma tecnologia que pode ser usada em sala de aula pelo professor de Matemática. Na mesma discutimos as Atividades 1 e 3 da Parte II da proposta didática, via análise de transcritos e filmagens dos alunos do 8º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Escritor Virgínius da Gama e Melo, localizada em Campina Grande, Paraíba. As perguntas norteadoras de nossa pesquisa foram: É viável usar a Robótica Educacional nas aulas de Matemática? e Até que ponto o uso da RE poderá ajudar na aprendizagem do aluno? Tomamos como base para análise dos dados a análise de erros, pois a mesma visa, a partir do erro, reconstruir a aprendizagem do aluno. A partir das análises, percebemos que a Robótica é uma ferramenta motivadora e que pode auxiliar nas aulas de Matemática.
Descrição: CAVALCANTE, T. F. O uso da robótica educacional na Matemática: Análise de erros por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. 2016. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11033
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayrine Farias Cavalcante.pdfPDF - Thayrine Farias Cavalcante3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.