Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11045
Título: Vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano no município de Queimadas
Autor(es): Bezerra, Andressa Severino
Palavras-chave: Qualidade da água
Potabilidade
Vigiagua
Data do documento: 13-Jul-2016
Resumo: A água é um recurso indispensável para os seres vivo. A mesma é um recurso inesgotável e quando contaminada pode trazer graves riscos à saúde, por isso é necessário usar a água de forma consciente. Atualmente, vivencia-se uma grave crise hídrica em nosso estado e o armazenamento de água em casa foi a alternativa adotada por grande parte da população. Apesar dessa prática nem sempre ser realizada de forma correta, ocasionando doenças relacionadas com o consumo de água contaminada. As crianças são as principais vítimas de doenças relacionadas ao consumo de água onde há precariedade do saneamento. O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) visa desenvolver ações de vigilância que garantam à população acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade de acordo com a legislação vigente. O Vigiagua possui como base legal a Portaria nº 518/2004, que determina o padrão de potabilidade e estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano. O objetivo deste trabalho é mostrar como a Secretária de Saúde dos municípios de acordo com o Ministério da Saúde faz para avaliar a potabilidade da água que a população consome, conforme o programa Vigiagua, a fim de orientar a população e prevenir doenças. Foram coletadas e analisadas 14 amostras de diversas localidades da cidade de Queimadas - PB, todas apresentaram resultados insatisfatórios tornando a água imprópria para consumo humano.
Descrição: BEZERRA, A. S. Vigilância ambiental em saúde relacionada à qualidade da água para consumo humano no município de Queimadas. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11045
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andressa Severino Bezerra.pdfPDF - Andressa Severino Bezerra1.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.