Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11046
Título: Diagnóstico das boas práticas de fabricação em uma cantina da escola do município de Ferreiros – PE
Autor(es): Andrade, Rafael Marcelino Félix de
Palavras-chave: Alimentos
Qualidade dos alimentos
Boas práticas de fabricação
Data do documento: 3-Nov-2014
Resumo: A alimentação é uma necessidade básica do ser humano e só através dela se obtém um adequado desenvolvimento físico e psíquico. Por outro lado, é responsável por um dos problemas de saúde mais difundidos na atualidade. Em virtude de práticas inadequadas, as contaminações biológicas e químicas aumentam o risco de toxinfecções alimentares durante a produção, processamento e consumo. Uma forma para que se possa obter e garantir qualidade e segurança nos alimentos é a implementação do programa de Boas Práticas de Fabricação (BPF) que visa o fornecimento de alimentos inócuos a população. As BPF são procedimentos que devem ser adotados com o objetivo de garantir a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos de acordo com a legislação vigente. Neste estudo, foram apontadas conformidades e não conformidades em uma cantina da Escola Municipal Papa João Paulo II do município de Ferreiros-PE, com o objetivo de buscar adequações de acordo com as normas regulamentadoras. Realizou-se um diagnóstico para verificação dos itens abordados na legislação, aplicando-se um check list, que foi elaborado de acordo com as normas vigentes, onde foram constatados diversos problemas de arranjo físico, de climatização, higienização, controle de pragas, abastecimento de água, utensílios, hábitos e registros de atividades. Foram propostos planos de ação com o objetivo de reparar as não conformidades encontradas, com o intuito de prevenir riscos ambientais e de saúde humana, bem como contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos manipuladores de alimentos da cantina.
Descrição: ANDRADE, R. M. F. de. Diagnóstico das boas práticas de fabricação em uma cantina da escola do município de Ferreiros – PE. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11046
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Marcelino Félix de Andrade.pdfPDF - Rafael Marcelino Félix de Andrade1.52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.