Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11068
Título: Arguição de descumprimento de preceito fundamental: uma inovação normativa que ampliou o alcance do controle concentrado de constitucionalidade
Autor(es): Silva, Diêgo Targino da
Palavras-chave: Controle de constitucionalidade
Preceito fundamental
Subsidiariedade
Data do documento: 2016
Resumo: arguição de descumprimento de preceito fundamental inicialmente era prevista no paragrafo único do art. 102, da Constituição Federal. Com o advento da EC n° 3/93 transformou-se no § 1° do mesmo artigo. Essa alteração não modificou a sua redação. As características e particularidades da ação foram entregues ao legislador ordinário que por meio da Lei 9882/99 deu eficácia plena a esse dispositivo constitucional, regulamentando finalmente a ADPF. Será feita uma abordagem demonstrando as distinções entre as duas modalidades de arguição além de apontar os procedimentos formais para sua propositura. Além do mais, será estudado um de seus pontos mais relevantes, que é o seu objeto, que ajudou de forma direta a preencher algumas lacunas do controle concentrado de constitucionalidade, permitindo um controle das normas municipais em face da Constituição Federal. Outra inovação é possibilidade de haver um controle de normas pré-constitucionais. O surgimento desse novo instrumento inserido no sistema do controle de constitucionalidade ampliou o campo de atuação da jurisdição do Supremo Tribunal federal.
Descrição: SILVA, D. T. da. Arguição de descumprimento de preceito fundamental: uma inovação normativa que ampliou o alcance do controle concentrado de constitucionalidade. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11068
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Targino da Silva.pdfDiego Targino da Silva646.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.