Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11073
Título: As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB
Autor(es): Carvalho, Maria Verônica dos Santos
Palavras-chave: Recursos multifuncionais
Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Data do documento: 2015
Resumo: Este trabalho visa a compreender como se constitui o programa de Educação Especial denominado Sala de Recursos e seu papel no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino comum, na medida em que essas Salas têm como principal objetivo oferecer AEE - Atendimento Educacional Especializado - de forma a contribuir para com a apropriação do conhecimento desses alunos e, dessa forma, contribuir para seu processo de inclusão escolar e social. Inicialmente, o trabalho traça um breve histórico da educação inclusiva; a seguir, explicita sobre o programa denominado Sala de Recursos, contextualizando-o tanto em nível municipal onde há características construídas historicamente – como em nível federal com as chamadas Salas de Recursos Multifuncionais como grandes promoções de sua política de uma Educação Especial que se efetiva na perspectiva da educação inclusiva. O estudo apresenta a análise dos dados de pesquisa de campo realizada com professores e especialistas concursados na área de educação incisiva, que atuam em Salas de Recursos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal. A pesquisa, de cunho qualitativo, mostra que são muitos os profissionais envolvidos no desenvolvimento das atividades nessas salas, desde os professores e equipe pedagógica da escola Secretaria de Educação Municipal. Esse trabalho conclui que ser professor de A.E.E., é promover nas escolas uma verdadeira educação inclusiva, proporcionando uma escola que aceita e entende estes estudantes dentro das suas dificuldades.
Descrição: CARVALHO, M. V. dos S. As salas de recursos multifuncionais e a perspectiva da inclusão escolar em Guarabira- PB. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11073
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Verônica dos Santos Carvalho.pdfMaria Verônica dos Santos Carvalho265.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.