Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11083
Título: Política criminal: fundamentos, tendências e desafios
Autor(es): Brito, Cristiano Rodrigo de Souza
Palavras-chave: Direito penal
Política criminal
Segurança pública
Data do documento: 13-Dez-2013
Resumo: Este trabalho tem por objetivo reconstituir uma breve revisão de literatura, a qual aspira a mostrar o conceito de política criminal, o movimento da lei e da ordem, assim como seus postulados, e a segurança pública. Conclui-se que o objetivo da política criminal não se exaure na infração penal, indo mais além, atuando na prevenção da criminalidade, ou seja, atua em todas as áreas – políticas, sociais, culturais, econômicas –, visando sempre a impedir a prática de crimes. Dentre as providências com vistas à prevenção da criminalidade, está a produção de leis, justas e humanas, adequadas à realidade social de cada tempo, já que cada época tem a criminalidade que os meios permitem. Desse modo, quem faz a política criminal acontecer é o legislador, tipificando crimes e estabelecendo as respectivas penas.
Descrição: BRITO, Cristiano Rodrigo de Souza. Política criminal: fundamentos, tendências e desafios. 2014. 38f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processual Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11083
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiano Rodrigo de Souza Brito.pdfCristiano Rodrigo de Souza Brito1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.