Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11116
Título: Razoável duração do processo: abordagem a luz da emenda constitucional n. 45/04
Autor(es): Moreira, Pedro Adolfo Moreno da Costa
Palavras-chave: Direito constitucional
Emenda 45/04
Data do documento: 9-Ago-2012
Resumo: Sob uma abordagem constitucional, o presente trabalho visa debater o principio da razoável duração do processo como um meio de solução dos problemas enfrentados pelo Poder Judiciário Nacional. Em enfoque eminentemente pragmático, o presente trabalho explora, com o auxílio da Constituição da Republica Federativa do Brasil, com a redação dada pela Emenda Constuticional n.° 45/2004, um caminho para o desafogamento do Judiciário, tal como demonstra medidas e políticas para, efetivamente, o referido princípio, assim como tantos outros, não passar de letra morta. No decorrer do trabalho, através de uma breve passagem histórica acerca do processo judicial antigo, sob o enfoque dos meios autocompositivos e heterocompositivos, o estudo invoca princípios constitucionais tais como o devido processo legal e o contraditório, discorrendo acerca da integraçao desses princípios constitucionais.Adiante demonstra-se,de forma pontual, quais as circunstâncias que imprimem morosidade ao processo judicial no cenário nacional, demonstrando através das mais variadas pesquisas a extensão do problema, e, ainda, elencando meios e mecanismos de solver a demora no trâmite processual, avaliando a evolução legislativa experimentada nos últimos anos para tornar mais céleres os procedimentos judiciais. Neste mesmo toar, o objetivo a que se propõe o presente trabalho: identificar e discutir as mais diversas causas, de ordem legal, material ou social, que conduzem à morosidade processual e ao travamento da prestação jurisdicional, sugerir formas de identificar e suprimir as práticas inadequadas e/ou indevidas que levam a esta realidade e, mediante propostas de índole constitucional, infraconstitucional e gerencial, abrir caminhos para a efetividade do princípio constitucional em debate, tendo como base a organização e funcionamento do Poder Judiciário brasileiro e local. Assim, em sendo um clamor da comunidade jurídica, a presente dissertação pretende constituir-se um instrumento através do qual o Estado possa colher dados a fim de proceder desburocratização do processo, aliando-se uma mudança de postura de alguns segmentos sociais,como forma de se garantir a efetividade dos direitos reclamados em Juízo, e, diretamente, melhorando aprestação da tutela jurisdicional.
Descrição: MOREIRA, Pedro Adolfo Moreno da Costa. Razoável duração do processo: abordagem a luz da emenda constitucional n. 45/04. 2012. 48f. Monografia (Especialização em Prática Judicante)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11116
Aparece nas coleções:I - PJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pedro Adolfo Moreno da Costa Moreira.pdfPedro Adolfo Moreno da Costa Moreira308.65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.