Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11117
Título: A (in) viabilidade do juiz das garantias para o sistema processual penal brasileiro
Autor(es): Vilar, Rodrigo Hermany Figueiredo
Palavras-chave: Direito penal
Direito processual penal
Data do documento: 19-Out-2013
Resumo: O presente trabalho tem por escopo analisar um instituto que está inserido no projeto de elaboração do novo Código de Processo penal: o Juiz das Garantias. A intenção do legislador é fortalecer o sistema acusatório, bem como garantir a imparcialidade do juiz da instrução processual. A questão principal gira em torno da viabilidade dessa figura na persecução penal, uma vez que a sua participação perpassa por questões de natureza constitucionais. A principal motivação para a reforma processual advém do fato de o inquérito policial ser um procedimento ultrapassado, que fere garantias fundamentais do indivíduo. O projeto, denominado de PLS nº 156/2009, justifica-se pelo fato de trazer celeridade e proteção ao indivíduo. O artigo analisará de forma sistemática o contexto do sistema processual penal brasileiro e a viabilidade do juiz das garantias como garantidor dos princípios constitucionais do processo, identificando seus efeitos práticos para então concluir que o instituto representa um avanço para o processo penal, estabelecendo-se um paradigma de legalidade e proteção à dignidade da pessoa humana.
Descrição: VILAR, Rodrigo Hermany Figueiredo. A (in) viabilidade do juiz das garantias para o sistema processual penal brasileiro. 2013. 24f. Monografia (Especialização em Direito Penal e Processual Penal)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11117
Aparece nas coleções:I - DPPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rodrigo Hermany Figueiredo Vilar.pdfRodrigo Hermany Figueiredo Vilar489.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.