Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11225
Título: O uso de jogos como estratégia de ensino de fração via resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Autor(es): Maria José Neves de Amorim Moura
Brito, Rita de Cássia de Melo
Palavras-chave: Educação matemática
Jogos na matemática
Resolução de problemas
Fração
Data do documento: 25-Fev-2014
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo, analisar através dos jogos Matemáticos estratégias para resolução de problemas com números racionais na representação fracionária. De abordagem qualitativa e caráter interpretativo. Com 27 (vinte e sete) alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Isaura Xavier dos Santos, localizada na cidade de Sertânia, Pernambuco. Na pesquisa em questão foi realizado encontros em sala de aula. Para a realização deste trabalho utilizamos a observação participante, nos apoiamos nas idéias de Onuchic (1999), Polya (2003), que tratam da resolução de problemas em Matemática e Smole (2007), Diniz (2007) e Cândido (2007) que abordam o uso de jogos pedagógicos no processo ensino e aprendizagem de Matemática. Os resultados obtidos demonstraram que, quando os professores fazem uso dos jogos em sala de aula desafia e motiva os alunos a resolver problemas, facilitando assim o processo de ensino.
Descrição: BRITO, R. C. M. O uso de jogos como estratégia de ensino de fração via resolução de problemas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2013. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11225
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF Rita de Cássia de Melo Brito.pdfPDF Rita de Cássia de Melo Brito82.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.