Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11247
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLeite, Venderlucia Rosa de Lima Cavalcante-
dc.date.accessioned2016-09-01T16:52:44Z-
dc.date.available2016-09-01T16:52:44Z-
dc.date.issued2014-05-17-
dc.identifier.otherCDD 370.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11247-
dc.descriptionLEITE, Vanderlúcia Rosa de Lima Cavalcante. Geração contemporânea e os desafios da prática docente na atualidade: um estudo de caso em uma escola pública no município de Cacimbas-PB. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractA educação deve ser compreendida a partir da inclusão de certo momento histórico evolutivo, investigando-a ao longo de seu passado e buscando incluir as perspectivas de acesso ao futuro. Partindo deste pressuposto, este trabalho monográfico pretende realizar uma reflexão sobre a geração contemporânea e os desafios da prática docente na atualidade, seus reflexos e ações, visando repensar a prática pedagógica, bem como compreender a relação entre os conflitos de gerações, as contradições da sociedade e suas interferências no ambiente escolar, de acordo com o pensamento de alguns teóricos a exemplo de Freire (2009), Belo (2001) Esteban (2002), Brasil (2010) Libânio (1985), Hoffaman (2010), Morin (2004), Nóvoa (2007), entre outros. A pesquisa foi caracterizada como um estudo de caso, e foi realizada através de um estudo de campo composto de um questionário de múltipla escolha, respondido por vinte professores, duas diretoras e um supervisor de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, situada no Município de Cacimbas- Paraíba. O Objeto de análise serviu como enfoque para a compreensão da situação atual da educação nesta escola, em que essa tomada de consciência poderá contribuir para que os educadores passem a atuar com eficácia, baseados numa sociedade histórica e consciente de que precisa ultrapassar os limites dos muros escolares. Ao refletirmos a respeito destas questões, verificamos que a prática pedagógica docente em pleno século XXI ainda precisa ser fortalecida, através da aquisição de uma nova postura tecnológica a favor do desenvolvimento intelectual de ambas as partes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectGeração contemporâneapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.titleGeração contemporânea e os desafios da prática docente na atualidade: um estudo de caso em uma escola pública no município de Cacimbas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - VANDERLUCIA ROSA DE LIMA CAVALCANTE LEITE.pdf693.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.