Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11268
Título: Neologismos ou newlogismos
Autor(es): Silva, Fábio da
Palavras-chave: Neologismo
Neologia
Estrangerismo
Criação de palavras
Formação de palavras
Classe de palavras
Data do documento: 4-Jul-2016
Resumo: O presente artigo versa sobre neologismos, o surgimento de novos léxicos na língua portuguesa, essas novas palavras foram extraídas da “Revista Mundo Estranho”, um periódico de entretenimento que revela novidades e curiosidades. Com o corpus selecionado, partiu-se para a teoria a fim de identificar os processos de criação de palavras (criação lexical, semântico e estrangeirismo); os processos de formação de palavras (Derivação e composição); e verificar em quais categorias de palavras os neologismos pertencem. Os resultados obtidos revelaram os mecanismos mais produtivos de criação, o lexical; o de formação, que foi a derivação; e a classe de palavras dos substantivos como a mais produtiva. Um aspecto que teve destaque foi o estrangeirismo. São muitos casos e em diversos níveis, palavras emprestadas ao léxico português, palavras já adotadas, xenismos etc. Essa modalidade de renovação lexical demonstrou-se bem produtiva, o que revela a intensa relação entre idiomas.
Descrição: SILVA, F. da. Neologismos ou newlogismos. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11268
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fábio da Silva.pdf6.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.