Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11269
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevêdo, Poliana Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-02T12:21:31Z | - |
dc.date.available | 2016-09-02T12:21:31Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-04 | - |
dc.identifier.other | 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11269 | - |
dc.description | AZEVÊDO, P. A. Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de língua portuguesa. 2015. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo se dedica a apresentar os pressupostos acerca da Análise Dialógica do Discurso, subsidiando-se dos aportes teóricos advindos de Almeida (2013); Bakhtin (2011; 2009; 2008); Fiorin (2006); dentre outros. Constituem-se objetivos da pesquisa: investigar as contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de Língua Portuguesa ; identificar as concepções de linguagem, leitura e escrita nos documentos oficiais parametrizadores do ensino de língua, a saber: as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (2000) e; mostrar a relevância dos estudos da Análise Dialógica do Discurso para a formação de sujeitos conscientes de suas práticas dentro e fora do âmbito escolar. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que o pensamento bakhtiniano é essencial para a compreensão da língua e de suas relações dialógicas e este pensamento verificamos nos fragmentos analisados dos documentos oficiais. Nesse sentido, entendemos que a relação da Análise Dialógica do Discurso e do ensino de língua se justifica pela ação contributiva de entender as questões relacionadas à aprendizagem da língua como cada vez mais sociais, interativas e dinâmicas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Manassés Morais Xavier | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Análise dialógica do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Língua e interação: contribuições de Bakhtin para o ensino contemporâneo de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Poliana Andrade Azevêdo.pdf | 10.69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.