Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11279
Título: Um estudo sobre cumprimento das rotinas trabalhistas no setor comercial da cidade de Monteiro-PB: pesquisa realizada junto aos empregados com enfoque na importância da prevenção de passivos trabalhistas por parte das empresas contratantes.
Autor(es): Ramos, Izabel de Farias
Palavras-chave: Rotinas trabalhistas
Empregados
Passivos trabalhistas
Data do documento: 2-Dez-2014
Resumo: Rotinas trabalhistas compreendem todos os procedimentos a serem observados na relação de trabalho, desde os referentes à admissão do trabalhador até a permanência e demissão do mesmo. Quando esses procedimentos não são cumpridos, como determina a legislação, pudesse está provocando um passivo trabalhista para a empresa futuramente, ou seja, uma ação movida por um empregado na justiça trabalhista por conta de um direito não pago a classe. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo principal investigar se os empregadores do comércio da cidade de Monteiro-PB estão cumprindo com o que determina a Legislação Trabalhista de tal forma a evitar a geração futuros passivos trabalhistas. Quanto aos procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa de campo, de base bibliográfica, descritiva e exploratória, junto a 54 empregados do setor comercial da cidade de Monteiro/PB. Os dados foram levantados através de um questionário já estruturado e posteriormente tabulados com o auxílio do SPSS versão 13.0 e da Planilha Eletrônica Microsoft Excel 2010. O estudo revelou que a grande maioria das empresas do ramo comercial da cidade de Monteiro-PB a quem os trabalhadores entrevistados prestam ou prestaram serviços, descumprem e descumpriram de alguma forma o que está estabelecido na legislação trabalhista. Portando, grande parte delas está sujeita a incidência de futuros passivos trabalhistas, caso algum funcionário resolva acionar um processo na justiça trabalhista contra essas empresas.
Descrição: RAMOS, I. F. Um estudo sobre cumprimento das rotinas trabalhistas no setor comercial da cidade de Monteiro-PB: pesquisa realizada junto aos empregados com enfoque na importância da prevenção de passivos trabalhistas por parte das empresas contratantes. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11279
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel de Farias Ramos.pdfPDF - Izabel de Farias Ramos141.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.