Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11280
Título: Déficit previdenciário dos regimes próprios de previdência: um diagnóstico da situação previdenciária dos municípios pernambucanos no ano de 2012
Autor(es): Almeida, João Henrique de Lima
Palavras-chave: Previdência Social
Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
Déficit previdenciário
Data do documento: 16-Dez-2014
Resumo: O tema a ser tratado nesta pesquisa refere-se ao Regime Próprio de Previdência Social – RPPS, destinado a assegurar os servidores públicos titulares de cargos efetivos, sendo de grande importância o seu acompanhamento por se tratar da administração de recursos públicos. Portanto, diante deste contexto,o presente trabalho teve como objetivo analisar a situação previdenciária dos regimes próprios de previdência do Estado de Pernambuco no exercício de 2012. Para esse fim, foi utilizada a pesquisa exploratória, com base em procedimentos bibliográficos e documental, abordado de forma qualitativa e quantitativa e empregando o método dedutivo para serem atingidos os objetivos iniciais. Através da pesquisa bibliográfica foi possível contextualizar sobre o tema em estudo, verificando a legislação que a regula como também a sua organização, o funcionamento e a fiscalização. No levantamento, foi desenvolvida a análise efetuada por meio do confronto entre receitas e despesas previdenciárias coletadas do Demonstrativo de Resultados de Avaliação Atuarial – DRAA dos 185 municípios do Estado objetivando apurar o resultado previdenciário. Os resultados indicaram que no exercício de 2012, o Estado apresenta 40% dos municípios em situação deficitária, na qual a sua manutenção é inviável, poisos valores arrecadados não são suficientes para a cobertura das despesas provocando uma instabilidade no regime. Apesar de 60%dos municípios estarem em situação superavitária, apresentando valores significativos, representam pouco em relação à despesa previdenciária total do Estado.
Descrição: ALMEIDA, J. H. L. Déficit previdenciário dos regimes próprios de previdência: um diagnóstico da situação previdenciária dos municípios pernambucanos no ano de 2012. 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11280
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Henrique de Lima Almeida .pdfPDF - João Henrique de Lima Almeida139.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.