Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11284
Título: Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência.
Autor(es): José Luiz Cavalcante
Guimarães, Maria Zilda Araújo
Palavras-chave: PIBID (Campus VI)
Jogos na matemática
Formação de professores de Matemática
Iniciação à docência
Ensino da matemática
Data do documento: 9-Jun-2016
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo central analisar a utilização dos jogos como um recurso pedagógico nas aulas de Matemática através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, vinculado a Licenciatura em Matemática do Campus VI da Universidade Estadual da Paraíba na cidade de Monteiro-PB. Este programa é desenvolvido com alunos da graduação com o objetivo de fortalecer a formação inicial docente, através da inserção dos futuros professores nas escolas públicas conveniadas para o desenvolvimento de atividades de intervenção que possam contribuir para melhorar o ensino nas escolas públicas do País. Em junho de 2012 fui selecionada para participar do PIBID – Matemática como bolsistas de iniciação a docência. Por 3 (três) semestres seguidos desenvolvi sob a orientação do Prof. José Luiz Cavalcante intervenções que culminaram com a criação de um clube de Matemática, realização de oficinas, além das aulas expositivas, todas com aplicação de jogos matemáticos relacionados aos conteúdos estudados. A partir dessa experiência passamos a nos questionar qual o papel da utilização dos jogos como recurso pedagógico nestas intervenções. Para responder a essa indagação passamos a sistematizar algumas das atividades desenvolvidas na Escola Estadual João de Oliveira Chaves, com alunos do 7º, 8º e 9º ano do ensino Fundamental no ano de 2013. Através da pesquisa documental como metodologia e análise de relatos nos diários de bordo e relatórios institucionais construímos um corpus de investigação de nossa pesquisa. As experiências relatadas apontam que houve uma participação efetiva por parte dos alunos com a implementação dos jogos, além de nos propiciar experiências e conhecimentos importantes para nossa formação acadêmica como futuro docente.
Descrição: GUIMARÃES, M. Z. A. Utilização de jogos no ensino de matemática a partir de experiências no programa institucional de bolsas de iniciação a docência. 2015. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11284
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Zilda Araújo Guimarães.pdfPDF - Maria Zilda Araújo Guimarães69.58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.