Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11311
Título: Atendimento ao artigo 48 da lei de responsabilidade fiscal: um estudo nos municípios paraibanos
Autor(es): Ferreira, Welia Araújo
Palavras-chave: Lei de responsabilidade fiscal
Transparência pública
Portais eletrônicos
Data do documento: 9-Jun-2015
Resumo: A transparência na gestão pública municipal é um mecanismo primordial de acesso à informação, uma vez que permite o controle social de políticas públicas e a interpretação das informações do governo. Dessa forma, este trabalho teve por objetivo identificar os municípios paraibanos com população até cinquenta mil habitantes que estão em conformidade com o artigo 48 da LRF. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, bibliográfica, documental de cunho quali-quantitativa baseada em dados secundários coletados na internet através dos sítios eletrônicos dos 213 municípios que atendem a delimitação desse estudo. Os resultados obtidos revelaram que o número de demonstrativos apresentados em meios eletrônicos foi considerado baixo, pois nenhum dos municípios disponibiliza em seu site a prestação de contas e o respectivo parecer prévio. No que diz respeito aos planos e orçamentos, a Lei de Diretrizes Orçamentárias foi o instrumento que apareceu com menor frequência, presente em apenas 9,39% dos portais. Quanto aos relatórios, o que foi mais apresentado na pesquisa foi o RREO, presente em 62,44% dos sítios acessados. Assim, pode-se concluir que mediante ausência de informações necessárias, compromete-se o controle social dos recursos públicos.
Descrição: FERREIRA, W. A. Atendimento ao artigo 48 da lei de responsabilidade fiscal: um estudo nos municípios paraibanos. 2015. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11311
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Welia Araújo Ferreira.pdf474.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.