Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11323
Título: Um estudo sobre a utilização do balanced scorecard em entidades públicas.
Autor(es): Barros, Anderson de Lima
Palavras-chave: Administração pública
Gestão pública
Balanced Scorecard (BSC)
Data do documento: 13-Set-2013
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a implementação do Balanced Scorecard como ferramenta de gestão para entidades públicas, observando a viabilidade da implantação do mesmo. Para tal, construímos os seguintes objetivos específicos: Conceituar a Nova Gestão Pública (NGP); Identificar técnicas utilizadas na Nova Gestão Pública e Analisar a implementação do Balanced Scorecard nas entidades públicas. Todos os dados obtidos se deram através de um estudo bibliográfico, pelo método dedutivo e pesquisa exploratória e documental. Para se chegar a uma conclusão, nos baseamos, principalmente, nas seguintes obras: A implantação do Balanced Scorecard como instrumento para avaliação de desempenho na gestão estratégica dos municípios: um estudo de caso na prefeitura municipal de Criciúma/SC; A aplicabilidade do Balanced Scorecard no setor público: um estudo sobre sua viabilidade na prefeitura do município de Londrina/PR; Limites e desafios do uso do BSC em organizações públicas: O caso da prefeitura de Porto Alegre/RS; e por fim, a concepção de um Balanced Scorecard: O caso governo do estado de Pernambuco. Para se chegar a tal processo foi elaborado um marco teórico tendo como inicio uma breve retrospectiva histórica sobre a Nova Gestão Pública, partindo do desenvolvimento dos primeiros conceitos de sociedade, até o surgimento do estado, em seguida as primeiras concepções a cerca de administração pública e gestão pública. Dai por diante temos um desdobramento da Nova Gestão Pública, passando pelo seu surgimento, desenvolvimento e as técnicas utilizadas, dentre estas, destacamos o (BSC) como ferramenta de gestão e como está se comporta nas organizações públicas. Concluímos que o (BSC) se firma como uma ferramenta extremamente viável para entidades públicas, porem, esta deve ser adaptada de acordo com as necessidades de cada Estado ou Município e para tal feito, necessita de tempo e comprometimento das pessoas envolvidas para seu funcionamento em um grau mais efetivo.
Descrição: BARROS, A. L. Um estudo sobre a utilização do balanced scorecard em entidades públicas. 2013. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11323
Aparece nas coleções:72 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anderson de Lima Barros.pdfPDF - Anderson de Lima Barros93.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.