Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11334
Título: Meditação e ressocialização, um diálogo possível: versando sobre o retorno ao self
Autor(es): Silva, Cíntia Viana da
Palavras-chave: Ressocialização
Meditação
Self
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho trata da meditação como forma de auxiliar na ressocialização dos apenados. Busca compreender o modelo de sociedade na qual estamos inseridos. Observa o meio econômico e político. Dá ênfase as prisões e a sua população esquecida. Trata da ressocialização como uma necessidade e algo que carece do olhar e do comprometimento de todos. Percebe que o respeito as subjetividades do indivíduo é imprescindível. Acredita que o acesso a educação, saúde, moradia digna, arte e cultura, podem ajudar a libertar os seres humanos. Estuda o ordenamento jurídico e tece indagações de como dar eficácia a lei de execução penal. Vê na meditação uma maneira para modificar e melhorar a estrutura interna e externa. Para um melhor entendimento da atuação e eficácia dos cursos de meditação nos cárceres, realizou-se uma pesquisa de mídia, artigos e bibliografias para embasar o presente trabalho. Faz-se uma assimilação da vivência na Tihar Prison e no presídio de segurança máxima Donaldson com a meditação, como forma de integrar e ressocializar o detento. Tem o objetivo de trazer a meditação como fonte de ressocialização para os presídios brasileiros. Depreende que a humanidade pode ser restaurada, quando existe o comprometimento com o coletivo. Desvela que o empoderamento tem força para levantar as cancelas do mundo. Tem a meditação como ponte para que o equilíbrio do microcosmo humano aconteça e possibilite ter-se condições dignas para colaborar com a manutenção e preservação do macrocosmo. Busca no retorno e no encontro com o self a unidade, harmonia e o bem-estar.
Descrição: SILVA, C. V. da. Meditação e ressocialização, um diálogo possível: versando sobre o retorno ao self. 2016. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11334
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cíntia Viana da Silva.pdfCíntia Viana da Silva440.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.