Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11348
Título: A personalidade do nascituro: momento de aquisição da tutela jurídica à luz dos direitos humanos
Autor(es): Oliveira, Eva Mary Rodrigues Azevedo de
Palavras-chave: Nascituro
Aborto
Direitos
Data do documento: 2016
Resumo: O nascituro é a pessoa humana em desenvolvimento, portador de perspectivas de Direitos, titular de direitos, e digno de proteção legal. A nossa legislação busca proteger o direito a vida, punindo toda ação que se destine a extirpa-la, inclusive quando se der através do aborto. Apesar de ser crime o aborto é uma realidade social, a margem da lei em nosso país, mas prática comum em muitas sociedades nas diversas épocas. Há posicionamentos contrários quanto à sanção em caso de aborto, alguns defendem que não deve haver punição alegando direito de liberdade da mulher sobre seu corpo, ou até mesmo por ser solução para problemas de saúde pública. Neste dilema, outros afirmam que a punição é legítima, pois o crime fere o direito a vida. Este trabalho se propõe a analisar o tema tornando evidente quem é o nascituro e o que é o aborto, sob o olhar jurídico internacional de Direitos Humanos e do Código Civil Brasileiro sob a égide da Constituição Federal.
Descrição: OLIVEIRA, E. M. R. A. de. A personalidade do nascituro: momento de aquisição da tutela jurídica à luz dos direitos humanos. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11348
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eva Mary Rodrigues Azevedo de Oliveira.pdfEva Mary Rodrigues Azevedo de Oliveira651.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.