Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11366
Título: Os entremeios do tempo e da memória na narrativa fragmentada de A Jangada de Pedra, de José Saramargo
Autor(es): Ferreira, Edilane Batista
Palavras-chave: José Saramargo
A jangada de pedra
Literatura portuguesa
Data do documento: 2016
Resumo: “A Jangada de Pedra” (1986), de José Saramago, narra a história de cinco personagens que indiretamente contribuem para o deslocamento da Península Ibérica do restante do continente europeu. Esse acontecimento desencadeia uma série de estruturas temporais diferenciadas que se entremeiam, construindo experiências particulares no interior da narrativa e acrescentando um aspecto composicional distintivo ao tratamento do tempo. Assim, o objetivo deste trabalho é a análise do tempo no referido romance, a fim de caracterizar a intersecção existente entre suas esferas e a condução temática que elas permitem. A metodologia utilizada parte da leitura crítica do romance, do mapeamento das estruturas temporais e sua caracterização (cronológica, histórica ou psicológica). A fundamentação teórica baseia-se nos estudos realizados pelos autores Amorim (2011), Mendilow (1972), Nunes (1992, 2003), Candido (2014), Hall (2015), dentre outros, que se articulam com os dados encontrados nesta análise e ao resultado alcançado neste trabalho.
Descrição: FERREIRA, E. B. Os entremeios do tempo e da memória na narrativa fragmentada de A Jangada de Pedra, de José Saramargo. 2016. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11366
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edilane Batista Ferreira.pdfEdilane Batista Ferreira428.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.