Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11386
Título: Gêneros textuais e ensino: elaboração de pré-projeto didático com base em unidades de livros em Língua Inglesa
Autor(es): Falcão, Cristiane Vieira,
Palavras-chave: Gêneros textuais
Língua Inglesa
Unidade didática
Pré-projeto didático
Data do documento: 2016
Resumo: O livro didático sempre foi considerado uma grande ferramenta no processo de ensino e aprendizagem, que se popularizou pelo ensino de gramática formal em línguas maternas. Com o advento da Segunda Guerra Mundial, a necessidade de conhecer outros idiomas concedeu ao livro didático uma nova função importantíssima: a divulgação e implantação de línguas estrangeiras nas diversas comunidades linguísticas. Atualmente, porém, o livro didático tem aberto espaço para considerar novas ferramentas vinculadas à produção linguístico-histórico- comunicativa: os gêneros textuais. Sociais e dialógicos, os gêneros textuais apresentam-se de forma oral ou escrita, realizando-se através da interação e participando de uma proposta de ensino comunicativo em sala de aula. Com isso, esta pesquisa de cunho qualitativo-exploratório busca descrever algumas unidades do livro It Fits, língua inglesa, utilizado nas turmas de Fundamental II (6º ao 9º ano) do Centro Educacional Osmar de Aquino, escola pública localizada na cidade de Guarabira-PB, na intenção de verificar como essas unidades didáticas abordam seus conteúdos nas perspectivas dos gêneros textuais, dando também o suporte necessário para produzir, organizar e refletir o gênero e suas produções textuais. Como resultado, será elaborado um pré-projeto didático com base nas descrições, tencionando a futura aplicação das destas no contexto escolar. Utilizaremos as ideias de Dolz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2008), Lopes – Rossi (2008), PCN’s (1998) entre outros, como suporte teórico para desenvolver a presente pesquisa.
Descrição: FALCÃO, C. V. Gêneros textuais e ensino: elaboração de pré- projeto didático com base em unidades de livros em Língua Inglesa. 2016. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11386
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Vieira Falcão.pdfCristiane Vieira Falcão4.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.