Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11389
Título: As análises das excludentes de ilicitude no âmbito da polícia judiciária
Autor(es): Lima, Jandilson Figueiredo de
Palavras-chave: Legítima defesa
Prisão em flagrante
Autoridade policial
Dignidade da pessoa humana
Análise do judiciário
Data do documento: 2016
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir sobre a possível aplicabilidade do artigo 23 do Código Penal, em especial, o seu inciso II, que versa sobre a excludente de ilicitude de legítima defesa, no âmbito da polícia judiciária, haja vista, que a inteligência do artigo 310, em seu parágrafo único no CPP, limitou tal entendimento a análise do judiciário, ou seja, o legislador, com isso, criou uma barreira jurídica, que interfere diretamente em princípio Constitucional consagrado da dignidade da pessoa humana, bem como, atenta contra garantias individuais, neste caso a liberdade. A novel redação da Lei 12.830/13 conferiu ao Delegado e Polícia status de carreira jurídica, atividade esta que exige um juízo jurídico de avaliação dos fatos trazidos ao seu conhecimento; decidindo sobre prisões em flagrante ou sobre representações por prisões temporárias ou preventivas, dentre muitas outras atividades. Posto isto, o texto do artigo 310 do CPP, entra em conflito com o conceito analítico do crime, onde este preceitua que para haver um fato delituoso se faz necessário que haja três elementos, ou seja, tipicidade, ilicitude e culpabilidade. Deste modo, trazendo inquietação ao meio acadêmico de direito, bem como alguns segmentos dos operadores de direto. Portanto, esse processo de análise conceitual da problemática utilizou-se do método dedutivo de compreensão das doutrinas e conceitos abrigados no direito penal e processual penal pátrio, dialogando metodologicamente com teóricos e especialistas do tema.
Descrição: LIMA, J. F. de. As análises das excludentes de ilicitude no âmbito da polícia judiciária. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11389
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jandilson Figueiredo de Lima.pdfJandilson Figueiredo de Lima612.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.