Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11398
Título: A Educação Física no ensino fundamental de 1° ano ao 5° ano: análise da prática dos pedagogos da Escola Municipal Leonor Ramalho
Autor(es): Beserra, Laize Rufino dos Santos
Palavras-chave: Eucação física
Ensino fundamental
Prática docente
Data do documento: 2016
Resumo: A Educação Física é componente curricular indispensável em todas as etapas da escolaridade, devendo ser um instrumento educacional trabalhado de forma criteriosa para obter o desenvolvimento integral da criança. A presente pesquisa aqui delineada buscou conhecer a realidade das aulas de Educação Física trabalhadas por professores pedagogos numa escola da rede municipal de ensino da cidade de Borborema-PB, no ensino fundamental de 1º ao 5º ano. É uma pesquisa bibliográfica através de livros, artigos, monografias, baseados nos PCN’s, LDB, Darindo, Freire entre outros. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, analisou aspectos sobre a atuação do pedagogo nas aulas de EF, os conteúdos trabalhados, a participação dos alunos nas atividades propostas e também sobre quem deve ministrar as aulas, se é o professor regente ou o especialista na área. Diante dos resultados obtidos ficou evidenciado que apesar de alguns conteúdos da cultura corporal serem focados nas aulas, a atuação dos professores se encontra muito limitada a atividades recreativas. Necessita urgente de uma reformulação na forma como vem sendo trabalhada a EF na instituição pesquisada, uma das alternativas seria uma reformulação na organização do currículo, que deixe claro seus objetivos e competências a desenvolver, uma qualificação profissional, onde os professores sejam capacitados, para atuar de forma eficiente, ou ainda deixar a cargo da disciplina um professor licenciado em Educação Física.
Descrição: BESERRA, L. R. dos S. A Educação Física no ensino fundamental de 1° ano ao 5° ano: análise da prática dos pedagogos da Escola Municipal Leonor Ramalho. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11398
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laize Rufino dos Santos Beserra.pdfLaize Rufino dos Santos Beserra495.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.