Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11415
Título: Data Vênia a hermenêutica jurídica à luz da obra de Lênio Luiz Streck: hermenêutica jurídica (e)m crise-uma exploração hermenêutica da construção do Direito
Autor(es): Fabrício, Terezinha Cabral
Palavras-chave: Hermenêutica
Interpretação
Linguagem
Direito
Lênio Streck
Data do documento: 2016
Resumo: O presente artigo expõe um modesto estudo da importância da hermenêutica jurídica, seu conceito, contexto histórico desde seu nascedouro clássico até os dias atuais. Idealizado em função da sua extrema relevância para o direito, é apresentando questões básicas a respeito da linguagem jurídica, hermenêutica, interpretação, crise, função social e sua aplicabilidade na prática laboral no âmbito acadêmico e social, trabalhando com o vetor de compreensão de sua matriz linguística através de uma filosofia de vanguarda, para superação paradigmática do positivismo jurídico, de modo reflexivo e não mais mecânico repetitivo das relações de ensino aprendizagem substantivado pela análise da obra de Lenio Luiz Streck: Hermenêutica jurídica (e)m crise - Uma exploração hermenêutica da construção do Direito. A metodologia empregada tem abordagem qualitativa, tratando-se de uma pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico. Utilizou-se como base para o estudo a obra de Lenio Luiz Streck: Hermenêutica jurídica (e) m crise - uma exploração hermenêutica da construção do direito, cuja coleta foi realizada através de busca em sites acadêmicos, que abordavam a temática em questão. Teve como objetivo: demonstrar e identificar a importância da hermenêutica jurídica no universo acadêmico. Diante do estudo em comento, compreende-se a necessidade de se empreender atentas reflexões e discussões no campo da filosofia do direito e da linguagem, e o papel dos operadores do direito na construção do conhecimento jurídico.
Descrição: FABRÍCIO, T. C. Data Vênia a hermenêutica jurídica à luz da obra de Lênio Luiz Streck: hermenêutica jurídica (e)m crise-uma exploração hermenêutica da construção do Direito. 2016. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11415
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Terezinha Cabral Fabrício.pdfTerezinha Cabral Fabrício715.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.