Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11425
Título: O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy
Autor(es): Macena, Thayane Morais
Palavras-chave: Mediação da leitura
Leitores
Poema – Gênero Literário
Data do documento: 2013
Resumo: Despertar o gosto pela leitura, sempre foi uma das finalidades da nossa prática em Língua Portuguesa. E hoje, com tantos recursos midiáticos, se tornou ainda mais difícil convencer o aluno da importância do exercício da leitura dos textos escritos na sala de aula. As principais indagações eram como despertar o aluno para a leitura de textos e quais gêneros textuais utilizar. Diante destas indagações, foram aplicados dois planos em sala de aula que utilizam o gênero poema para duas turmas – 8º e 9º anos da Escola de Ensino Fundamental John Kennedy, em Guarabira/PB. Os citados planos de aula foram baseados em material disponibilizado pela Revista Nova Escola. A partir da regência e observação das aulas, 02 em cada turma, se procedeu a análise qualitativa. A atuação nessa escola fez parte do PIBID – Programa de Iniciação à Docência, através do Subprojeto Língua Portuguesa PIBI/UEPB/CH. E, com o objetivo de refletir sobre o ensino de Língua Portuguesa (leitura, literatura, gramática e produção de textos), no caso deste artigo, leitura, nos fundamentamos nas leituras de Pinheiro (2002), Micheletti (2001), Frantz (1997), Cunha (1986). Conclusivamente, se pode afirmar, após a prática em sala de aula que a leitura de textos poéticos consegue despertar o entusiasmo e a criatividade dos alunos, levando-os às novas leituras e novas percepções de mundo a partir dessas leituras.
Descrição: MACENA, T. M. O gênero poema e a construção de leitores: análise de duas propostas de aulas no ensino fundamental II da E. E. E. F. John Kennedy, 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11425
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayane Morais Macena.pdfThayane Morais Macena1.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.