Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11429
Título: Efeitos da modulação temporal no controle concentrado abstrato de constitucionalidade
Autor(es): Alvino, Joaquim Gomes
Palavras-chave: Controle de Constitucionalidade
Efeito da modulação temporal
Modulação ex tunc
Data do documento: 2016
Resumo: O Supremo Tribunal Federal por meio do artigo 27 da lei 9.868/99 aduz sobre os efeitos da modulação temporal em sede de decisão no controle concentrado de constitucionalidade. O presente Estudo aborda a evolução histórica e o mecanismo dos efeitos no controle de constitucionalidade abstrato abordando as principais ações do controle, como ocorre a modulação nas decisões proferidas pelo Supremo Tribunal Federal e as consequências de tal decisão. Observa – se que apesar das dificuldades encontradas para aplicação da técnica da modulação, os Ministros do Supremo Tribunal Federal tem mitigado o princípio da nulidade absoluta e vem cada vez mais aplicando a modulação temporal com consciência e respeito aos princípios constitucionais que norteiam o artigo 27 da lei 9.868/99 das quais seja o principio da segurança jurídica e do interesse social.
Descrição: ALVINO, J. G. Efeitos da modulação temporal no controle concentrado abstrato de constitucionalidade. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11429
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joaquim Gomes Alvino.pdfJoaquim Gomes Alvino387.87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.