Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11442
Título: A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos
Autor(es): Freire, Marilene da Silva Batista
Palavras-chave: Autoestima
Formação docente
Ensino de Língua Portuguesa
Data do documento: 2016
Resumo: Este estudo apresenta reflexões sobre a importância da autoestima tanto na visão geral dos sujeitos enquanto seres humanos, quanto na busca de uma percepção clara sobre a relação entre autoestima e aprendizagem, visto que foca no perfil dos professores que atuam, especialmente, no contexto da escola pública. Surge de minhas inquietações enquanto estudante do Curso de Letras da UEPB, a partir dos estudos, vivências e observações do componente Estágio I. Se estrutura nos moldes da abordagem qualitativa, com a finalidade de identificar a auto estima dos professores de Língua Portuguesa e sua relação com o aprendizado, optou-se por utilizar dois procedimentos de pesquisa, a bibliográfica e a de campo. Na realização de campo, aplicamos o questionário junto a vinte (20) professores que atuam na área de Língua Portuguesa. A maioria deles integra várias escolas na rede pública de ensino, na esfera municipal. Porém, também incorporamos ao grupo um professor da rede privada e outro da rede estadual de ensino. Os professores entrevistados foram informados sobre a natureza do estudo, seus objetivos e a forma de interpretação dos dados. O resultado deste mapeamento subsidiou nossa base de análise acerca da importância da autoestima do professor de Língua Portuguesa.Os resultados evidenciam que a autoestima do educador precisa ser estimulada, principalmente no espaço da escola onde atua para que este consiga acompanhar melhor seus alunos. Os professores que têm uma boa auto estima relacionam-se bem com seus alunos, enquanto os que têm baixa-estima não conseguem se relacionar afetivamente com seus alunos. Neste sentido, é preciso desenvolver um sistema de educação que ajude no desenvolvimento integral do ser humano, que cumpra com sua função de ensinar e transmiti conhecimento.
Descrição: FREIRE, M. da S. B. A autoestima dos professores de língua portuguesa e sua relação com o aprendizado dos alunos. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11442
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marilene da Silva Batista Freire.pdfMarilene da Silva Batista Freire629.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.