Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11452
Título: Auto da compadecida: do cordel ao teatro
Autor(es): Almeida, Maria Simone da Cunha
Palavras-chave: Processo de Alfabetização
Ludicidade
Prática Pedagógica
Data do documento: 2013
Resumo: No presente trabalho tratamos, inicialmente, de uma maneira sucinta da história do teatro brasileiro destacando suas origens, seu desenvolvimento no decorrer de mais de meio século de História do Brasil e o seu engajamento na modernidade. Depois, falamos um pouco acerca da vida e obra do escritor Ariano Suassuna, em especial o Auto da Compadecida, como o autor do teatro moderno brasileiro reinventa o nordeste nas páginas da Compadecida embasado nos folhetos de cordel. Daí a importância de conhecermos toda sua trajetória, que nos permite entendê-lo melhor e, até mesmo, definir características de seus inúmeros personagens, que são influenciados por pessoas que ele conheceu no passado ou apenas fruto de sua imaginação. Também, abordamos a influência da cultura popular na obra de Suassuna e questões envolvendo a religiosidade e o regionalismo. Por fim, uma análise sobre os elementos estruturais da peça, que nos permite conhecer cada um dos personagens que a compõem, destacando que Ariano Suassuna, ao mesmo tempo em que manifesta as injustiças pelas quais o povo nordestino passa, traz à tona o processo de modernização sofrido pelo sertão, sempre focado na defesa de sua cultura.
Descrição: ALMEIDA, M. S. da C. Auto da compadecida: do cordel ao teatro. 2013. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11452
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Simone da Cunha Almeida.pdfMaria Simone da Cunha Almeida937.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.