Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11487
Título: As práticas pedagógicas, processo de alfabetização e o lúdico na educação infantil
Autor(es): Barbosa, Geórgia Inês de Mélo
Palavras-chave: Processo de Alfabetização
Ludicidade
Prática Pedagógica
Data do documento: 2013
Resumo: O lúdico hoje é uma temática um pouco menos controversa no que se refere à Educação Infantil, por causa de ações construtivas, além de já ser encarada como ferramenta para o desenvolvimento de competências e artefato para interação social e desenvolvimento infantil. Desse modo, o lúdico deixa de ser um mero meio de “cansar” as crianças e passa a ser associado a ações pedagógicas voltadas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. O significado de infância e de brincadeira tem uma relação direta que se constitui histórica e socialmente. Objetivou-se, com o presente, questionar as propostas relacionadas ao conceito do uso do lúdico na educação, cujo objetivo principal é a preparação para as séries seguintes do Ensino Fundamental e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Atualmente, os estudos educacionais defendem um modelo de educação infantil que garanta o direito às crianças de viverem a infância e proporcionem condições cognitivas e sociais. Assim sendo, o lúdico passou a ser visto de maneira diferente por professores e operadores da educação – orientadores, psicólogos, psicopedagogos – ficando evidenciado o seu importante papel para a educação de crianças, considerando-se aspectos como imaginação, relações interpessoais, construções mentais e a interatividade que tecem as relações sociais da brincadeira. Conclusivamente, as razões para o uso da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem são elencadas visando a apenas não justificar a importância da temática, mas no sentido de incentivar outros profissionais a valorizarem as brincadeiras nas atividades dirigidas, de maneira direcionada visando à preparação dos discentes através deste eficiente instrumento de aprendizagem.
Descrição: BARBOSA, G. I. de M. As práticas pedagógicas, processo de alfabetização e o lúdico na educação infantil. 2013. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11487
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Geórgia Inês de Mélo Barbosa.pdfGeórgia Inês de Mélo Barbosa425.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.