Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11544
Título: O prefeito itinerante e a tentativa de perpetuidade no poder: mudança na interpretação do texto constitucional para criação de novas barreiras eleitorais de inelegibilidade e consequente proteção da soberania popular
Autor(es): Guedes, Raphael Luciano
Palavras-chave: Prefeito itinerante
Domicílio eleitoral
Direito Eleitoral
Data do documento: 2014
Resumo: A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 apresenta, como um dos preceitos basilares que a regem, o princípio republicano. Este será exercido através do sufrágio universal, pelo voto direto e secreto. Porém, o processo democrático caminha a passos curtos, de maneira inconstante, entre progressos e retrocessos. O que se verifica na prática é que alguns chefes do Executivo municipal utilizam-se desse dispositivo como forma de proteger e justificar sua duração “perpétua” na administração pública. A estratégia utilizada é a mudança de domicílio eleitoral. Assim, possibilitando que esses “prefeitos itinerantes” ou „‟prefeitos profissionais‟‟ candidatem-se em um município, se reelejam no mesmo e depois mudem para outro domicílio eleitoral e repitam o mesmo processo indefinidas vezes. Dessa forma, constituindo mais de um mandato subsequente. Tal prática constitui ilegalidade, abuso de poder político e econômico. Atento a esse tipo de manobra, o Poder Judiciário começou a interpretar esse dispositivo, mais especificamente o parágrafo 5ª do artigo 14 da Constituição Federal, por outra perspectiva, criando assim uma nova interpretação constitucional para esse dispositivo. Sendo assim, o artigo tem como função primordial aprofundar esse tema e trazer a posição dos Tribunais do nosso país em relação a determinadas casos concretos.
Descrição: GUEDES, R. L. O prefeito itinerante e a tentativa de perpetuidade no poder: mudança na interpretação do texto constitucional para criação de novas barreiras eleitorais de inelegibilidade e consequente proteção da soberania popular. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11544
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raphael Luciano Guedes.pdfRaphael Luciano Guedes315.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.