Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11545
Título: A realidade dos crimes praticados contra os tripulantes dos navios de cruzeiro: problemas e soluções
Autor(es): Henriques, Dennis Medeiros
Palavras-chave: Navios de cruzeiros
Crimes
Direitos Humanos
Legislação
Data do documento: 2014
Resumo: Por trás de alguns luxuosos navios de cruzeiros, conhecidos pela sofisticação e locais onde os passageiros vão aproveitar dias inesquecíveis e os tripulantes realizam os sonhos de viagens internacionais – prometidas pelas agências próprias para esse tipo de recrutamento – recebendo bons salários e conforto de primeira categoria, existe um mundo extremamente paradoxal. Todo esse deslumbre e sonhos têm se tornado realidades tortuosas para muitos brasileiros. Cidadãos vão buscar novos horizontes e oportunidades de modificar suas vidas e condições financeiras e acabam se tornando vítimas personagens da criminalidade, explorados de diversas formas, deparando-se com tráfico de drogas, exploração sexual, assédio moral e roubos. O Brasil estuda a possibilidade de regulamentar as atividades nesses navios, a exemplo dos projetos de lei nº 418, 419, 420 e 488, todos do ano de 2013 e autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Uma das propostas trata da concessão de visto e da repatriação dos marítimos e empregados a bordo de navio de turismo estrangeiro que opere em águas brasileiras. O mesmo texto também disciplina a fiscalização desse trabalho, da assistência médica, de alojamento, alimentação e remuneração dos tripulantes, além da competência de investigação e do julgamento de crimes cometidos a bordo das embarcações. Os responsáveis por esses navios se utilizam de diversos artifícios para atrair trabalhadores e, posteriormente, submetê-los às condições degradantes de trabalho, o que tem preocupado as autoridades e governo federal, recebendo várias denúncias pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). A regulamentação é necessária e urgente, uma vez que não há salvaguarda jurídica para esses tripulantes forçadamente protagonistas dessa triste história.
Descrição: HENRIQUES, D. M. A realidade dos crimes praticados contra os tripulantes dos navios de cruzeiro: problemas e soluções. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11545
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dennis Medeiros Henriques.pdfDennis Medeiros Henriques532.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.