Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11582
Título: A intervenção do Estado no poder familiar à luz da Lei Menino Bernardo
Autor(es): Sales, Débora Otília
Palavras-chave: Poder familiar
Educação
Estatuto da Criança e do Adolescente
Castigo físico
Data do documento: 2014
Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa bibliográfica, tendo como objetivo analisar a intervenção estatal no poder familiar quando violados os direitos assegurados a criança e ao adolescente à luz da Lei Menino Bernardo, por se tratar de uma modificação legislativa recente. Para tanto se fez um aparato histórico dos direitos da criança e do adolescente no Brasil até a promulgação da Constituição Federal em que passa a considerá-los como verdadeiros detentores de direitos, buscando sua proteção integral e de forma prioritária. Buscando cada vez mais sua proteção e devido aos inúmeros casos de maus-tratos contra a população infanto-juvenil é que se fez necessária a criação de nova legislação no sentido de ressaltar a proteção que lhes é conferida, proibindo o uso de castigos físicos, tratamento cruel ou degradante. Conclui-se que a referida lei pouco modicará a legislação já existente, o que há é uma lei de caráter educativo na tentativa de uma mudança cultural de que o castigo físico não é a melhor forma para educar.
Descrição: SALES, D. O. F. de. A intervenção do Estado no poder familiar à luz da Lei Menino Bernardo. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11582
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Otília Ferreira de Sales.pdfDébora Otília Ferreira de Sales1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.