Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11606
Título: O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola
Autor(es): Santos, Jullyana Karolina Lima
Palavras-chave: Mediação
Cognição
Brincar-aprender
Cognição de Segunda Língua
Data do documento: 4-Mai-2015
Resumo: É precípua e consistente a concepção de que a adoção de recursos lúdicos relaciona a aprendizagem natural e espontânea no ensino infantil ao desenvolvimento cognitivo das crianças, dentro da perspectiva da língua materna. Entretanto, informações de como essa relação se processa em crianças aprendizes de língua estrangeira, ainda são escassas. Nesta perspectiva, desenvolveu-se o presente trabalho visando avaliar a relação entre o lúdico na lógica do brincar-aprender e o desenvolvimento cognitivo de crianças aprendizes de outro idioma. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo-participativo em turmas de crianças de três a seis anos em um curso de idiomas especializado no ensino de Língua Inglesa, em Campina Grande-PB. Após o reconhecimento do ambiente de desenvolvimento da pesquisa e a caracterização do público discente, adotaram-se ferramentas lúdicas nas aulas, na forma de personagens figurados em bonecos de pelúcia num contexto em que tais personagens ganharam vida em sala de aula, participando das aulas e interagindo com as crianças. As informações obtidas são analisadas qualitativamente, de modo que situações representativas que ocorreram na sala de aula são trabalhadas na perspectiva históricocultural. Verificou-se que a influência do recurso lúdico excede o “apenas completar o tempo na aula” e que estes podem apresentar “um fim em si mesmo”, haja vista que o aspecto emocional atuou como “fator motivacional” para que as crianças superassem eventuais dificuldades com o novo idioma, tornando evidente a sua influência sobre o desenvolvimento cognitivo, que se observa através das análises em sala de aula e feedback dos pais.
Descrição: SANTOS, J. K. L. O lúdico como recurso para o desenvolvimento infantil na escola. 2015. 50f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/11606
Aparece nas coleções:I - DHEE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jullyana Karolina Lima Santos.pdf21.59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.